sexta-feira, agosto 04, 2006

Liberdade de expressão e emoção.

"Não tente ficar bravo,
Não tente ficar triste e achar que nada tem ajuda...
Não se desespere E
Sobretudo, não peça ajuda.
Você não tem esse direito!
Endireite-se! e engula a dor junto com suas lágrimas..."


Foi perguntando se é aprendizado de Psicólogo, o entendimento que, muitas vezes, a pessoa precisa extravasar no simbólico/ imaginário e/ou na linguagem (escrita, falada, gesticulada, etc...) uma situação de pressão sob a qual ela constantemente vive.
Cada dia mais percebo que isso não é fácil, ou de fácil acesso a todos no mundo. De alguma forma, concordo plenamente que isso tem uma função merecedora de palmas: a defesa própria.
Muitas pessoas não suportariam mesmo, lidar e/ou escutar o problema alheio de forma se que se implicassem e logo, que não sofressem junto.

Difere muito estar dentro ou fora do problema, mas isso é assunto pra outro post. Voltando...
Agora pouco, tive um 'mega insight', entendendo de vez, ou então, melhor dizendo assimilando o que faltava: Por isso eu vou ter muito, muito trabalho em minha profissão.

Mas deixando a psicologia de lado ou não: Apoio é essencial.
Dar suporte pra alguém, pelo que vejo, é algo que só se faz por amor ou por idealismo/dinheiro( profissão psicólogo). [ leia-se que estou falando de uma ação ética: dar suporte emocional.]
A questão do Psicólogo permanece, mas o amor... Bom, nem ele faz milagres, afinal somos todos animais: meramente humanos.

Eu sinceramente me irrito profundamente quando alguém não tem sensibilidade nem humildade pra dar nem para receber apoio. Sempre fui uma pessoa considerada " um meio-penico" ( a conotação de pinico é feia, eu sei). Mas isso também demonstrava a confiança das pessoas que solicitavam o meu ouvido e atenção.
Racionalizar é fácil, seja pra qualquer situação, basta desligara a humanidade. E é algo que TEMOS que fazer em inúmeras vezes, por que senão, com certeza, incontáveis vezes iríamos cair sem possibilidade de levantar, não trabalharíamos ou qualquer utra coisa que mereça ser pensada e racionalizada.

Apenas me entristece, como pessoa e poeta, que tentem racionalizar no amor.
"será que esta pessoa que eu amo não vê que sta dor é situacional?". Sim, com certeza ela vê, assim como você, porém ela está sob a pressão e não você.
É ela que chora e sente aquela horrível "dor no peito", mas isso passa e com certeza até passaria muito, mas muito mais rápido se ela tivesse um apoio não racional situacional. Quem convive por muito tempo com uma dor, sabe bem o que é ver dela feito pouco.

Emocione-se e estenda a mão, mas não e misture. Alguém precisa puxar alguém de volta.
Mas não esqueça da confiança, do amor e do sofrimento. São coisas que perduram anos a fio, nutridas por nada material.

Tento lembrar de ser a mais humana e ouvinte possível, inclusive adicionando amor.

É tônico/ remédio pra vida.

Nenhum comentário: